segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Bavária Filmes

Do centro de Munique tomamos o S-Bahn até a Bavária Filmes, o mais famoso estúdio de cinema alemão. Lá foram feitos filmes como “História sem Fim”, “Asterix e Obelix contra César”, “Das Boot” (primeiro filme alemão do pós-guerra que mostra os soldados alemães como vítimas, o que causou furor na época), entre outros. A visita guiada pelos estúdios dá direito a participar de pequenas filmagens, como a do Rafael em cima do dragão de “História sem Fim”, de entrar no submarino do filme “Das Boot”, de visitar os cenários de diversos filmes. De volta ao camping, algumas surpresas. Para tomar banho é necessário comprar uma ficha por 1Euro com direito a banho quente de cinco a seis minutos, tempo não muito suficiente para nós brasileiros, acostumados a esbanjar água e energia. Outra curiosidade foi em relação à internet. Acostumados que somos a ter internet gratuita em quase todos os locais públicos, na Europa temos que pagar pelo seu uso em cafés, aeroportos, campings e museus.












München





Em Munique ficamos instalados em um Campingplatz e de lá tomamos um ônibus e o metrô até a cidade. No centro histórico, as atividades básicas de turista: esperar o movimento do famoso relógio da Rathaus e suas figuras que se movimentam; subir os mais de 600 degraus da escadaria da igreja de Sankt Peter, de onde se tem uma vista sensacional da cidade; almoçar comida típica. Ao final do dia, voltamos para o centro e encontramos o Mário, amigo arquiteto formado na UFRGS. Fomos jantar em um Biergarten e depois fizemos uma caminhada pela cidade ao entardecer.























































































































































































Kloster Andechts




Em nossa primeira noite de viagem, dormimos na estrada. Depois de uma rápida passada por Ulm, cidade ao sul de Baden-Würtenberg, para resolver problemas no Wohnmobil do Fritz, fomos em direção a Munique. Nossa primeira parada foi no Kloster Andechs. Além do lugar histórico, com uma vista sensacional, o ponto forte foi a gastronomia. O famoso Schweinhaxen, pernil de porco “gigante”, acompanhado de Sauerkraut (chucrute) e Bretzel (“rosquinha” salgada, típica da Alemanha). A igreja do lugar é um capítulo a parte, segundo nossos amigos e anfitriões, um dos mais belos exemplares de Rococó do mundo.