terça-feira, 1 de novembro de 2011

Weissenhofsiedlung

Esta postagem é principalmente para os amigos arquitetos. Em Stuttgart não deu para visitar o centro, pelas razões antes apontadas. Mas deu tempo para visitar o Weissenhofsiedlung, aquele local onde na década de trinta diversos arquitetos modernistas projetaram e construíram suas casas. O local está bastante modificado em relação a sua situação original. Primeiro devido a Segunda Guerra Mundial, já que os bombardeios destruíram diversas casas. Outras, até mesmo em função desses bombardeios, não resistiram ao tempo. O que restou, em torno de 60%, foi restaurado na década de 80 e está muito bem conservado. Uma das casas de Le Corbusier é hoje um museu abrigando exposições com toda a história do local. A parte interna está intacta, inclusive com o mobiliário da época. É uma emoção indescritível vivenciar a arquitetura do grande “Corbu”. Vejam o terraço jardim com vista panorâmica para a cidade de Stuttgart! No interior da casa, foto da cama de embutir, da cozinha e do banheiro!










































































Olha eu aí na frente da casa do le Corbusier!
















































































































Que tal o terraço jardim!






























O interior da casa!











































































A esquerda a casa do Mies que aparece em outras fotos acima. E um fusca, coisa rara por aqui!

2 comentários:

  1. Olá
    Sou estudante de arquitetura e estou fazendo um trabalho sobre o Weissenhof...mais especificamente sobre o bloco de apartamentos do Mies Van der Rohe
    Nao consegui encontrar qual eh o estado dele hoje...e para q serve
    pq, por exemplo, a casa do Corbusier virou um museu
    sera q vc saberia me dizer?
    obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Jéssica
      És estudante de arquitetura em qual faculdade? Sou professor da faculdade de arquitetura da UFRGS. Pelo que percebi o bloco de apartamentos do Mies continua com seu uso original, assim como todas as outras residências que sobreviveram aos bombardeios, exceto, é claro, a casa do Corbu que virou um museu, mas preservando praticamente todo o espaço interno.
      Qualquer coisa entra em contato com romulo.giralt@ufrgs.br.
      abraço

      Excluir